Canaã

20 de outubro de 2016
Sem categoria
Compartilhe

arqueologia-biblica

 

Depois da dispersão dos povos, ocorrida na época da construção da Torre de Babel, os descendentes de Canaã, filho de Cam, (Gn. 10.15-18). Estabeleceram-se nos territórios que hoje correspondem à Palestina. Foi no século XVI a.C. que o nome Canaã passou a ser utilizado à região habitada pelos cananeus, os quais estavam divididos em sete nações quando os hebreus ali chegaram: os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perezeus, os heveus e os jebuses.(Dt.7.1).

”Quando o Senhor Deus se houver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado diante de ti muitas nações os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perezeus, os heveus e os jebuses. sete nações mais numerosas e mais poderosas que tu”.

Os cananeus eram politeístas, e a principal divindade era denominada de El, de modo que os outros deuses deveriam submeter-se a El. Baal era o deus da fertilidade, e da tempestade; Anate, Aserá e Astarse eram as deusas também da fertilidade e da guerra; Sharu e Yarbu, deuses da morte e da pestilência e o deus Dagom, o qual exigia o sacrifício de crianças, também era cultuado em Canaã. Algumas características dos cananeus foram:

Eram bem desenvolvida nas artes e nas ciências;
Destacavam-se na cerãmica, na música, nos instrumentos musicais e no artesanato;
Construíam grandes templos e palácios revestidos de ouro e marfim.

Havia outras tribos cananéias que habitavam no norte da Palestina: os hematitas, os arques, os sinitas, os arvaditas e os zemaritas (Gn. 10.17,18), no entanto os hebreus não entraram em contato com essas tribos.

One thought on “Canaã

  1. Rosalice Guimarães de Carvalho
    14 de janeiro de 2020
    Responder

    Qe benção de informação.A história do povo de Deus é linda.Amei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *