Viaje Para Israel » Israel ignora exigência para encerrar construção de assentamentos, diz enviado da ONU

Cel/WhatsApp/Telegram: (011) 95329-7733 - (011) 3101-9064  

COMPARTILHE |         |

Share this on WhatsApp
assentamentos

Israel ignora exigência para encerrar construção de assentamentos, diz enviado da ONU

assentamentosIsael ignorou uma exigência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para suspender a construção de assentamentos, e alguns grupos palestinos continuam a incitar a violência contra judeus, disse o enviado da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, aos 15 membros do conselho, nesta sexta-feira (24).

Foi o primeiro relatório de Mladenov sobre a implementação de uma resolução de 23 de dezembro, aprovada pelo conselho com 14 votos a favor e uma abstenção dos EUA. O então presidente eleito Donald Trump e Israel chegaram a instar Washington a exercer seu poder de veto.

“A resolução pede que Israel tome medidas ‘para cessar todas as atividades de assentamentos no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental’. Não foram tomadas essas medidas durante o período do relatório”, disse Mladenov ao conselho.

Israel tem buscado durante décadas uma política de construção de assentamentos judaicos em território capturado por Israel em uma guerra de 1967 com seus vizinhos árabes. A maioria dos países vê a atividade de assentamento israelense como ilegal e um obstáculo à paz. Israel discorda.

Os palestinos querem um Estado independente na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

“Muitos dos avanços que foram feitos nos últimos três meses irão romper ainda mais a contiguidade territorial de um futuro Estado palestino e acelerar a fragmentação da Cisjordânia”, disse Mladenov sobre os assentamentos, acrescentando que eles são “um dos principais obstáculos para a paz”.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *