Os 70 anos do Estado de Israel

29 de novembro de 2017
Israel
Compartilhe

 

 

Foi a 70 anos atrás, que pelo rádio, todos souberam da grande notícia do início de uma nova história a todo o povo judeu. O brasileiro Oswaldo Aranha presidente da assembleia geral da ONU naquela época decretou com um voto de maioria dos países a formação de Israel como um Estado.

Essa data histórica é comemorada , onde faz 70 anos que o decreto para tornar Israel em Estado foi aprovado e o povo saiu as ruas durante toda a madrugada de comemoração.

O evento de 1947 foi acompanhado através de rádios, mesmo que fossem em pequena quantidade no país todos conseguiram se aglomerar e acompanhar a votação pouco a pouco, mantendo um silêncio profundo para serem ouvidos cada voto mencionado por Oswaldo Aranha. Mais uma fase difícil estaria por vir, e o povo judaico sabia disso.

O reino Unido até então controlava israel, após a primeira guerra mundial ( 1914-1918), quando derrotou o império Otomano que tinha o controle sobre Israel. O plano da partilha tinha como objetivo acabar com os conflitos entre Judeus e Árabes, uma situação que se agravou após a segunda guerra mundial (1939-1945) devido a grande perseguição que sofreram pelos nazistas.

A iniciativa de uma criação do um Estado Judaico veio de Theodor Herzl, no ano de 1897.

Os países Árabes iniciaram uma guerra contra o Estado judaico no dia seguinte à declaração do Estado por Oswaldo Aranha, que foi a chamada guerra da independência, onde o Estado Judaico conseguiu sua independência no ano de 1948.

Nos anos 50 Israel era um país pobre, com infraestrutura bastante carente e precária, e tinha como principal fonte de exportação a Laranja. Atualmente o país possui 9 milhões de de habitantes, 7 milhões são judeus e 1,5 milhões árabes; é um dos maiores exportadores de tecnologia e está entre as 20 maiores economias mundiais.

 

 

 

Conheça Israel, viaje conosco!

 

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 –  Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *